PLANO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (PNBU):
HISTÓRIA E CONTEXTOS

HISTÓRIA
A história do Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU), e fruto de uma consciência planejadora, que vem desde a década de 1960. Algumas ações visando o desenvolvimento da biblioteca universitária foram implementadas a exemplo da criação do Núcleo de Assistência Técnica – 8 (NAT – 8), que visavam a melhoria do desempenho da biblioteca universitária brasileira.
O cenário nacional da década de 1970 foi marcado pela ação de planejamento global e setorial de maneira que favoreceu ao planejamento educacional, mais especificamente com a planificação da Pós-Graduação que promove uma demanda por informação para a biblioteca universitária que se estabelece como a principal entidade de disseminação de informação científica necessária para o desenvolvimento de pesquisas demandadas por um planejamento de desenvolvimento científico e tecnológico.
Entretanto, as condições de oferta de serviços pela biblioteca universitária não eram favoráveis ao cenário científico e tecnológico, desencadeando discussões entre a classe bibliotecária que se reuniram para criação do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) em 1978, constituindo em um importante fórum para divulgação de pesquisas e discussões da problemática da biblioteca universitária brasileira. O quatro primeiros SNBUs foram primordiais nas recomendações para estruturação de um plano para o desenvolvimento da biblioteca universitária brasileira. Dessa forma, em 1986, tomando-se por base o IV SNBU, foi criado o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias, subordinado a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 287 de 24 de abril de 1986, apresentando 12 diretrizes e 46 ações.